segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Miragem, Alucinação e Idealização

Miragem é um fenômeno ótico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias e em paisagens desérticas. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real (ilusão de ótica) e não deve ser confundido com alucinação. Alucinação é a percepção real de um objeto que não existe, ou seja, alucinações são percepções sem um estímulo externo.
E, ao falar de miragem e alucinação, podemos dar um passinho para o lado e falar de idealização. Idealização é o ato de projetar ou projetar-se de modo ideal, imaginar algo ou alguém de maneira perfeita: idealizar um personagem, um modelo. Idealizar é fantasiar, criar na imaginação.
Bom, essas são as definições dessas três palavras, segundo a Wikipédia e o dicionário online de português. Hehe.
Agora, a partir daqui, quem fala sou eu. Para conferirmos se algo é miragem ou alucinação, é necessário que haja uma aproximação ou afastamento do fenômeno. Por exemplo: quando nos aproximamos de uma miragem, ela some. Se esvai sob nossos incrédulos olhos, na maior cara de pau. E é isso. Confirmamos no mesmo instante que a natureza e a física dão um jeitinho de nos iludir. Faz parte e tá tudo certo.
Mas e a alucinação e a idealização?
A alucinação, eu acredito, necessita de afastamento para ser dizimada. Quando você se distancia, percebe o quão irreal ela é. O mesmo vale para a idealização. Afaste-se e você conseguirá enxergar a situação de fora e em sua totalidade. Você poderá direcionar seu olhar, buscando uma visão mais imparcial - aquela visão desvinculada de medos ou paixões (esses sentimentos que, por vezes, nos cegam). E por enfim, você desmonta - é obrigado a desmontar - o que você mesmo criou e idealizou tão bem. Em alguns casos, pode ser um processo demorado e sofrido, mas que traz grande aprendizado. E o melhor: é um processo libertador.

Você já idealizou alguém ou alguma situação a ponto de se prender a ela, de tal forma que te impedisse de ver que ela nunca foi ou existiu do jeito que você imaginou? É possível que sim.
Dica de hoje: aproxime-se ou afaste-se para enxergar melhor. Mude seu ponto de vista. :)

Nenhum comentário: