sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Saga de Roger - Episódio 1

Uma história para aqueles que, como eu, amam gatos.

Roger nasceu hoje e logo virou órfão, tadinho. Sua mãe gata teve uma super hemorragia logo depois do parto e morreu. Mas calma lá, que nem tudo está perdido. Roger ganhou outra mãe gata, que tá fazendo de tudo para salvá-lo: EU. (boa essa, hein)

E aí começa a saga:
Adoro e sempre tive gatos, já cuidei de filhotes órfãos... mas assim, recém nascido, tipo, de um dia? Não.
O Roger, pobrezinho, tem dificuldades para se alimentar. Óbvio. Nada substitui a mãe e o seu leite, principalmente nas primeiras semanas de vida. E aí? Se vira aí, Paula.
E pra alimentar? Preparei uma mistura do "leite substituto", que leva leite integral, gema de ovo e até um pouco de creme de leite (esse último eu não utilizei). Pesado né? Mas é assim. Dica da veterinária. Comprei uma mamadeirinha pra filhotes, pois o conta gotas não me ajudou... e nem a seringa.
Ainda assim, é muito difícil para o pobre Roger entender que o alimento de que precisa pra sobreviver é aquele que sai de uma ponteira dura de borracha. Tá difícil a coisa. Só depois de muito penar, consegui que ele sugasse o leite das pontas dos meus dedos. E mesmo asssim, tem de se ter um certo cuidado na quantidade porque o filhote pode respirar o leite e aí, babaus...
Agora, Roger está dormindo quentinho numa caixa de sapatos bem forrada com jornal e toalha. 

  Roger Cat

Quem tiver dicas pra me ajudar a cuidar do pequeno Roger e quiser dividir, eu agradeço muito, tá.

7 comentários:

Julia disse...

ai, tadiiiinho, Paula!!!
Eu não sei o que fazer também... =(

Anônimo disse...

eu cuidei dos meus gatos qdo tinham esse tamanho.. tem uma mamadeira pra criança prematura... compra ela e assim, coloca numa leiteira: 1 gema, 1 colher de sopa de creme de teite, 1 colher de mel e um pouco de leite. esquenta mas nao deixa ferver, espera esfriar e da pro gatinho.
foi o veterinário que recomendou =D bjos, estou te seguindo!! http://humanobichoruim.blogspot.com/

Helena disse...

eu conheço gente que alimentou filhotes recém nascidos colocando leite na ponta dos dedos como vc fez, mas logo ele vai ficar mais forte e não vai ser tão difícil...

Carol disse...

bom, não sei como tu pode fazer pra alimentá-lo...mas se ele tá conseguindo tomar leite na ponta dos dedos já é alguma coisa...
o que eu sei é que se deve evitar ao máximo pegar no colo filhotinhos...eles podem ficar doentes com muita facilidade...
beijo

Anônimo disse...

Falei com uma veterinária amiga minha e ela falou pra vc dar a mistura que eu disse e também manter sempre ele bem aquecido, de preferencia bem perto do teu corpo, pq filhotes sentem MUITO frio!! =] bjos

Paula disse...

Natassja, Muito obrigada pelas dicas! Eu notei mesmo que eles (agora são dois gatinhos) ficam mais tranquilos quando perto do nosso corpo. Passei a usar bolsa térmica na caixinha, à noite, quando eles ficam mais tempo sozinhos e realmente, mantê-los aquecidos faz toda a diferença. Eles dormem mais rápido e a barriguinha funciona melhor.
Carol, eu já ouvi essa historia de não ficar pegando os filhotes... mas não tem como. Eles precisam de contato e, além disso, pra dar a mamadeira, eles precisam estar bem seguros, enroladinhos numa toalha e quentinhos no colo.

Carol disse...

claro, isso sim!eu disse que se deve evitar, mas não tem como nao pegar eles pra dar de mamar, por exemplo!