terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eu já sabia!

Embora esse assunto não interesse a maioria dos leitores deste blog, eu (como uma vestibulanda sênior) gostaria de deixar registrada a minha insignificante e indiferente indignação referente ao escândalo do Exame Nacional do Ensino Médio, vulgo ENEM.
A partir do momento que uma prova ganha visibilidade e a garantia de um ingresso em uma universidade federal, é inadimissível que erros grotescos (como os que aconteceram neste último final de semana) ocorram e prejudiquem os mais de 4,5 milhões de candidatos inscritos.
Para quem não sabe, ocorreram falhas nas impressões dos cadernos de cor amarela que apareceram faltando questões ou ainda com questões repetidas. Os cabeçalhos da folha óptica foram impressos invertidos. Muitos começaram a passar as respostas para a grade de forma trocada (seguindo o que estava escrito e não o número da questão), até serem informados que deveriam fazer o contrário. Muitas salas tiveram mais tempo de prova devido aos incidentes, enquanto outras continuaram com o mesmo horário pré-estabelecido.
Eu sei que isso ficou confuso pra muita gente que está lendo.Outros leitores ainda devem estar pensando: "e eu com isso?", mas esse episódio podre da educação brasileira apenas mostra a nossa impotência frente a situações como essas. Não há NADA que possamos fazer, porque NUNCA teremos um povo unido para conseguir contestar qualquer coisa de qualquer governo. Todos os nossos direitos, na verdade, não são nossos, porque não os conquistamos de fato. A culpa é de todos: afinal, qualquer que seja a decisão da justiça (uma liminar foi enviada ao MEC, pedindo a anulação da prova), passaremos por idiotas, porque teremos que repetir uma prova cansativa, extensa e mal formulada.
Não quero pregar nada aqui e nem me passar por "politicada" ou "revoltadinha". Afinal, ainda acho que a culpa é de todos. Sempre foi assim nesse país: eles fazem como querem e nós simplesmente temos que acatar.
"Sim, senhor. Faremos outra prova, ainda que exaustos e a base de Valium, uma vez que não conseguimos mais dormir, porque a cada hora surge um boato, um novo rumor. Mas, faremos tudo o que mandar porque só interessa a MINHA VAGA."

Brasil sil sil


2 comentários:

Tai disse...

Ser politicada é ruim? Não aceito as desculpas por aparecer um post desse tipo aqui. Acho é muito oportuno, isso sim! E não acho que temos que acatar absolutamente nada! Sentir-se lesado, indignado, revoltado, é o primeiro passo para a manifestação pública - nosso principal instrumento da democracia: a liberdade de expressão! Ficamos indignados? Ficamos! Comecemos pelo blog, mas há que se ir adiante! Beijos de uma criatura que já passou por alguns vestibulares, e também se indignou muito com essa história do Enem.

Paula disse...

Boa, Tai!